Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010
Curiosidades # Literatura Noir

Olá mais uma vez! Hoje apresentamo-vos a Literatura Noir.

 

A Literatura Noir nasceu, nos Estados Unidos, pouco depois da Primeira Guerra, quando as Revistas  Pulp - publicações baratas e sensacionalistas impressas em papel amarelado - revelaram ao  público uma geração de autores que até hoje influenciam diversas formas de arte em todo o  mundo.

Nas suas páginas, alguns dos maiores escritores policiais de todos os tempos, publicaram as suas  primeiras histórias violentas, mas cheias de humor, que escondiam sob tramas aparentemente  despretensiosas, críticas contundentes à sociedade americana.

As histórias - escritas numa linguagem simples e directa, retirada das ruas, das mesas de bar, prisões e delegacias - conseguiram, ao mesmo tempo, o sucesso popular e crítico (este, porém, demorou muito mais tempo a surgir).

 

A década de 90 assistiu a uma nova explosão deste género, estimulada pelo sucesso de um novo e brilhante criador: Quentin Tarantino, com sua obra-prima "Tempo de violência" .

O título original deste filme, Pulp Fiction, é uma homenagem às velhas revistas pulp, nas quais Tarantino foi buscar inspiração para a sua obra cinematográfica e literária. Esta é considerada como uma das 20 preciosidades desta antologia histórica.

 

Irina



publicado por Leituras e Letras às 13:50
link do post | comentar | favorito

Bem vindos!
Somos 5 raparigas do 12ºE do curso de Humanidades. Pretendemos com este blog divulgar o nosso projecto bem como mostrar-vos o desenvolvimento deste. Esperamos atingir o nosso objectivo: divulgar a leitura.
Desejamo-vos boas leituras!
Translator
Dutch Spain English French
Contacto
leituraseletras.12e@sapo.pt
Chat
Regras: ter cuidado com a linguagem utilizada; respeitar os outros; NÃO fazer PUBlicidade.
Se queres sugerir ou criticar algo fá-lo aqui.
pesquisar
 
arquivos
Visitas
visitas
free counters

Usuários online usuários online