Sábado, 25 de Dezembro de 2010
Natal e Literatura

Bom dia mais uma vez a todos! Mais uma vez, em nome do nosso grupo de trabalho, desejamo-vos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de Paz, Saúde, Amor, Dinheiro e acima de tudo, Felicidade para todos!

 

Tem sido algo difícil manter o blog actualizado com temas diversos durante as férias; estando então na quadra natalícia, tem sido nossa função manter uma regularidade diária dos nossos posts. Hoje trazemo-vos um tema adequado a esta altura tão próspera do ano: Natal e Literatura.

 

Tal como vós, leitores, podem comprovar (e sabem-no bem), a melhor forma de conquistar as capacidades literárias dos mais jovens é através de lendas, seres míticos e fantásticos, qualquer tema que impulsione a imaginação voraz e fértil doz mais novos, cuja função que exercem melhor (na sua inocência) é a de sonharem, brincarem, prosperarem dentro de um "mundo" único, pararelamente partilhado por todos.

Não que tenhamos feito um inquérito sobre isto, mas é bem explícito tanto por pesquisas na Internet e em "polls" de investigação pedagógica, como pelo simples olhar do Senso Comum, que todos temos um certo fraquinho por lendas e mitos, sejam eles mitológicos, urbanos, nacionais...

enfim!

E sobre o Natal, ou seja, sobre HOJE, existem milhares de milhões delas. A mais famosa é a do Pai Natal que reside no Pólo Norte, sobre um iceberg absurdamente gigantesco e que todos os anos, com a ajuda dos seus pequenos amigos elfos, recolhe as cartas das crianças e fabrica as suas prórpias prendas àqueles que realmente se portaram bem, entregando-as à meia-noite da consoada de Natal enquanto todos dormem num sono profundo. Ainda assim, existe outra, de que ele é simplesmente um velho carpinteiro da Finlândia, que a esta altura do ano vestia um barrete e uma capa verdes (Sim! Verde, e não vermelho!), enchia um saco de brinquedos feitos à mão e os distribuía pelos sem abrigo. 

 

Essa história do Pai Natal ser vermelho até nem é assim tão antiga quanto nos parece! Na realidade, a ideia da cor nova foi proporcionada pela Coca-cola, por motivos comerciais, mas que acabou por conquistar mais do isso! Não só a cor vermelha, mas os seus anúncios, foram sempre aceites e mantidos originais por muitos e longos anos!

 

Seja Pólo Norte, Finlândia, Lapónia, Gronelândia, Marte ou aquilo que vós ouvirdes, Natal é Natal. É aquela semana que deixa miúdos e graúdos loucos de ansiedade por um simples momento em família, pela chegada do velho e gordo São Nicolau, uma semana recheada de alegria e vigor puros. Sim, não venham com histórias de consumismo comercialismo e cinismo natalícios. Não deixa de ser verdade, de que são extremamente abastecidos durante esta semana... mas ninguém vive de sorrisos para matar a fome, infelizmente. Em nossa opinião, por mais falsidade que os graúdos vejam no merchandising, olhem para os mais pequenos. Eles querem lá saber de quanto custa um brinquedo ou de quanto se gasta na luz todos os anos, para eles, quem faz os brinquedos é o Pai Natal! E as luzes são mágicas! É a mais pura das inocências que hoje em dia é corrompida pela maturidade e sofrimento, violência, impostas pela crise e também pelas novas tecnologias do séc.XXI, que lhes tiram todo esse toque de magia e mistério. E é aí que surge o papel principal da Literatura no Natal. A verdadeira função dos contos de Natal, das histórias à lareira, das bolachas de chocolate e do copo de leite que esperam pelo velho senhor das barbas brancas.

 

Manter esse espírito de liberdade e sonho vivos, de estender as asas da imaginação de toda e qualquer alminha que caminha pela Terra. De manter essa inocência viva, que por menos que pareça, nos livra de muitos problemas quando crescemos.

 

E é tudo por hoje! Feliz Natal!

 

Daniela



publicado por Leituras e Letras às 12:39
link do post | comentar | favorito

Bem vindos!
Somos 5 raparigas do 12ºE do curso de Humanidades. Pretendemos com este blog divulgar o nosso projecto bem como mostrar-vos o desenvolvimento deste. Esperamos atingir o nosso objectivo: divulgar a leitura.
Desejamo-vos boas leituras!
Translator
Dutch Spain English French
Contacto
leituraseletras.12e@sapo.pt
Chat
Regras: ter cuidado com a linguagem utilizada; respeitar os outros; NÃO fazer PUBlicidade.
Se queres sugerir ou criticar algo fá-lo aqui.
pesquisar
 
arquivos
Visitas
visitas
free counters

Usuários online usuários online