Terça-feira, 26 de Abril de 2011
Lápis Azul

Bom dia, caros leitores!

 

Cá estamos nós mais uma vez, depois de umas boas duas semanas de férias da Páscoa (que souberam a pouco, sejamos sinceros...). Esperamos que tenham apreciado o mais que puderam, comido muitos doces e coisas boas e que tenham também lido bastante! Em exclusivo, hoje vamos falar relativamente ao 25 de Abril, cuja data foi celebrada ontem sempre de ânimo eufórico e sorriso no rosto, por mais que o povo português esteja descontente nos dias que correm. Como todos temos conhecimento, antes do 25 de Abril existia uma grande censura a nível cultural - em especial na Literatura. Ficou então conhecido daqui o Lápis Azul.

 

 

"Mas o que é o Lápis Azul?", perguntam vocês e bem.

 

 

Pois então, o Lápis Azul era o nome aplicado ao método de censura da imprensa e da literatura, que em geral era riscada e corrida com um lápis azul. Tudo o que fosse contra o Governo, a Igreja ou conteúdo para maiores de 18 seria marcado a azul e restringido de toda a gente, sem direito a uma nova revisão até ao 25 de Abril. Autores como Luís de Camões (sim, os Lusíadas tiveram erratas nessa altura!), Mário Soares, Manuel Alegre, António José Saraiva, José Cardoso Pires, Raul Rego, Jorge de Sena, Egas Moniz, José Afonso, Ary dos Santos, Jorge Amado, Fidel Castro, Marx, Leninee Darwin foram alguns dos autores dos 200 livros censurados antes de 1974.

 

Agora, em relação ao projecto Leituras e Letras: estamos a entrar na última fase do projecto, onde apenas nos restam três semanas para concluirmos todas as actividades restantes: teremos então a Feira do Livro, a promoção do livro "Diário da Nossa Paixão" e a entrega dos livros doados ao hospital num espaço de três semanas, até à apresentação final, que será no dia 20 de Maio a partir das 18h.

 

Por hoje é tudo!

 

Boas Leituras,

 

Daniela Santos



publicado por Leituras e Letras às 11:10
link do post | comentar | favorito

Bem vindos!
Somos 5 raparigas do 12ºE do curso de Humanidades. Pretendemos com este blog divulgar o nosso projecto bem como mostrar-vos o desenvolvimento deste. Esperamos atingir o nosso objectivo: divulgar a leitura.
Desejamo-vos boas leituras!
Translator
Dutch Spain English French
Contacto
leituraseletras.12e@sapo.pt
Chat
Regras: ter cuidado com a linguagem utilizada; respeitar os outros; NÃO fazer PUBlicidade.
Se queres sugerir ou criticar algo fá-lo aqui.
pesquisar
 
arquivos
Visitas
visitas
free counters

Usuários online usuários online