Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011
Curiosidades: O Dia de S.Valentim!

Bons dias!

 

Hoje estamos aqui para vos falar de uma curiosidade inserida na festividade mais recente dos dias de hoje: o Dia dos Namorados, mais conhecido por Dia de S.Valentim. 

 

Pelo que se consta, este dia começou a ser celebrado a partir de 1969, sempre a dia 14 de Fevereiro. Destacamos este pequeno pormenor porque no Brasil, é celebrado a dia 12 de Junho, a fim de interligar esta festividade com o dia de Santo António, santo casamenteiro!

 

A Igreja Católica não assume este dia como feriado, pois não tem fundamentos suficientes para constatar a veracidade da lenda de São Valentim, assim como o pequemo problema de existirem já dois santos com este nome, beatificados não-oficialmente (ou não são propriamente conhecidos pela comunidade católica/cristã/outros).

 

Já era tradição de Roma, durante a celebração da deusa Juno, padroeira da fertilidade e do casamento: todos os anos era então promovida uma lotaria, onde os homens retiravam à sorte um nome de uma mulher destinada a ser sua companheira durante o mês inteiro. Foi a partir do Papa Gerásio I que o Dia dos Namorados ganhou o nome de S.Valentim afim de cobrir a sua origem pagã e de trazer à superfície a lenda deste bispo. Ora, bispo este que, após a ordem do Papa Cláudio II de interditar os casamentos durante a Guerra (isto porque na lógica dele, os homens solteiros e sem ligações familiares eram muito mais fortes e melhores em campo de batalha), recusou-se a seguir tal "barbariedade". Ele próprio se casou, mesmo sendo bispo e mebro da comunidade católica activa, e era bastante acarinhado pelo povo que o abençoava na sua graça e boa vontade.

 

Porém, os seus feitos acabaram por ser descobertos e Valentim foi preso, o que mesmo assim não proibia o povo de lhe enviar cartas e presentes de gratidão e coragem. Foi dentro da comunidade reclusa onde estava detido que conheceu Astérias, filha do carcereiro, que era deficiente visual. Apaixonaram-se ambos e - diz a lenda- ela recuperou a sua visão milagrosamente. Valentim foi então levado a julgamento, mas antes deixou-lhe uma carta de amor, assinada como "Do teu Valentim" ou mais conhecido ainda, "From Your Valentine". S.Valentim, beatificado por rejeitar a sua própria religião afim de dispersar e espalhar a Boa-Fé e o amor cristão entre os seres humanos, foi decapitado a 14 de Fevereiro de 270 d.C. Entretanto, retirando a ideia amorosa desta lenda, os europeus (em especial dos ingleses e dos franceses) inseriram o hábito de oferecer cartas de amor, postais e presentes simbólicos ao/à amado/a todos os anos, a 14 de Fevereiro!

 

E vocês, já escreveram algo romântico para alguém querido? Não se acanhem! Não é preciso ser comprometido para celebrar este dia e dar àsas à imaginação! Também podem escrever para a família... para os amigos... para o canário... como quiserem.

 

Deixem a vossa opinião aqui!

 

Boas Leituras,

Irina e Daniela



publicado por Leituras e Letras às 11:00
link do post | comentar | favorito

Bem vindos!
Somos 5 raparigas do 12ºE do curso de Humanidades. Pretendemos com este blog divulgar o nosso projecto bem como mostrar-vos o desenvolvimento deste. Esperamos atingir o nosso objectivo: divulgar a leitura.
Desejamo-vos boas leituras!
Translator
Dutch Spain English French
Contacto
leituraseletras.12e@sapo.pt
Chat
Regras: ter cuidado com a linguagem utilizada; respeitar os outros; NÃO fazer PUBlicidade.
Se queres sugerir ou criticar algo fá-lo aqui.
pesquisar
 
arquivos
Visitas
visitas
free counters

Usuários online usuários online